Um aplicativo para tratar Depressão e Ansiedade

Padrão

Volta e meia falamos por aqui de projetos que usam Inteligência Artificial para tratar problemas relacionados à depressão e ansiedade. Embora ainda seja muito cedo para ter psicólogos robôs, claro, porém, a tecnologia pode ajudar muito no diagnóstico e nas orientações a seguir para os tratamentos, já que é possível analisar muitos dados históricos em um tempo muito curto.

Várias iniciativas têm surgido neste setor, e há uma que é particularmente interessante, um aplicativo gratuito que pode ajudar muitas pessoas.

Se trata de VS beat Your Thoughts, um aplicativo criado por Daniela Sandoval, Camila Hernández, Andrea Medrano e Brenda Zúñiga, que visa ajudar pessoas com ansiedade e depressão, apoiando-as quando precisam.

Embora no momento esteja em fase beta, e não seja possível encontrá-lo publicamente na Google store, ele já foi apresentado no Tec de Monterrey, no México. Possui um guia avalizado por profissionais de saúde mental, e utiliza desde exercícios respiratórios até atividades de desenho, tudo com o objetivo de fazer parte do tratamento que uma pessoa com esses tipos de problemas necessita.

Um dos objetivos é eliminar parcialmente o estigma social sofrido pelo tema. A depressão é muito comum e a ansiedade afeta 1 em cada três jovens entre 13 e 29 anos em muitos países latino-americanos, portanto, não é algo “raro”, mas sim uma questão que deveria ser tratada de forma mais natural no dia a dia. Um aplicativo, gratuito e disponível para todos, sem dúvida, já pode ser uma boa forma de acordar e dar visibilidade para esse problema tão frequente.

Os alunos trabalharam com o projeto junto com seus professores, e vamos vê-lo em breve no Android e iOS.