Letramento Digital

Padrão

Como tudo tem o um começo dei o pontapé inicial em um projeto em 2010 o Letramento Digital, era pra ser um programa de cunho educativo digital, a primeira etapa foi a criação da proposta,modelo e vinheta do programa que pode ser visto logo abaixo, mas enfim nem todas as sementes plantadas germinam.

“Letramento Digital” será um programa semanal de 24 minutos, o mesmo terá cabeças gravadas em estúdio para posterior edição em cenário virtual e  com entrevistas externas, o  programa será protagonizado por convidados que irão explanar sobre assuntos relacionados a tema do programa. O programa poderá ter como apresentador alguém com conhecimentos tecnológicos, e estamos aceitaremos sugestões quanto a apresentadores. A cada semana teremos um novo convidado e um novo assunto a abordar.

 

Com o aumento no uso das novas ferramentas tecnológicas (computador, internet, cartão magnético, caixa eletrônico, celular etc.) na vida social vem exigindo dos cidadãos comportamentos e raciocínios específicos. Por essa razão surge uma nova modalidade de paradigma ou letramento chamado de Letramento Digital. E como essa nova modalidade de conhecimento esta cada vez a intrínseca em nosso dia a dia e dado o um grande numero de faculdades e empresa da área tecnológica de nossa região não encontraremos dificuldades para conseguirmos tanto assuntos para abordar como de convidados.

 

Apesar do processo de letramento digital estar presente em toda a sociedade, mesmo que seja quase imperceptível, ele ainda não acontece nas mídias televisivas de forma intensa. Implantar essa nova consciência é o grande desafio.

 

“Saber como utilizar a tecnologia não é um processo diferente de aprendizagem”? São neurônios que se conectam. A mudança está no contexto do processo educacional.

 

É ai que entra “Letramento Digital” com a possibilidade de ensino e multiplicando se utilizado do processo digital. É possível formar e informar os cidadãos para incentivar a interação; mostrar como trabalhar com planilhas eletrônicas simplificar atividades complicadas, navegar em textos da Web, e propiciar as pessoas o sentimento de serem autores de seus trabalhos, uma vez que tudo podem ser publicado e exibido na internet.

 

Além de poder mostrar ações publicas privada e de organizações não governamentais e pro da inclusão digital.

 

Este é objetivo de ”letramento digital”, ajudar e integrar ao cidadão com a chamada terceira onda.

 

 

Sugerimos que “Letramento Digital” seja veiculado na manhã de sábado com duas reprise as quarta férias antes dos programas jornalísticos da casa. Embora, é claro, a decisão final sobre este assunto, seja da Programação.

 

Inicialmente, o programa teria quatro blocos:

 

 

 

Bloco 1 ‐ Apresentação do convidado; resumo do tema do dia, seguido de uma mostra de trechos curtos dos blocos seguintes com duração de aproximadamente 1 minuto.

 

Intervalo Comercial / Anúncio de Utilidade Pública

 

 

 

Bloco 2 ‐ Desenvolvimento do tema, concentrando na exibição do material gravado.

 

Intervalo Comercial / Anúncio de Utilidade Pública.

 

 

 

Bloco 3 ‐ Desenvolvimento e conclusão, outra vez, concentrando no material gravado.

 

Bloco 4 – Demonstração de alguma ferramenta (software), mostrado sua aplicabilidade no dia a dia em casa ou no trabalho ou mostrando algo interessante na web, e da mesma forma mostrada como é o uso e sua aplicabilidade.

 

 

A justificativa que damos pra esse programa é que o conhecimento nunca estará completo se não estiver representado em todas as formas e formatos.