Krita 5.0, o «Photoshop gratuito» com novas funções para ilustração digital

Padrão

Quando se trata de edição de imagens, a maioria de nós pensa automaticamente no Photoshop como a escolha perfeita.

No entanto, existem outras ferramentas de edição que oferecem uma grande variedade de funções que o colocam no mesmo nível do Photoshop, e até mesmo o excedem.

Uma delas é Krita, um projeto open source que surgiu há muitos anos e que ao longo do tempo vem passando por melhorias em suas diferentes versões, e nos últimos anos adotado funções totalmente centradas na ilustração digital.

A última, a Krita 5.0, trouxe consigo algumas novidades que, segundo os seus programadores, são as mais importantes que esta ferramenta possui desde o seu lançamento.

A primeira mudança inclui o manuseio de elementos como pincéis, gradientes e paletas, além da rotulagem, que agora é muito mais rápida de usar e consome menos memória.

No caso de gradientes, eles foram atenuados, também apresentando uma gama muito mais ampla de opções de uso.

Para os pincéis usados ​​no desfoque, um novo mecanismo baseado no MyPaint está disponível. Além disso, melhorias foram aplicadas ao sistema de animação, bem como à interface do usuário.

Novas funções foram adicionadas, como clonagem de quadros e máscaras de transformação animadas. Por outro lado, destaca-se a integração de um editor de storyboard.

Além disso, Krita 5.0 também inclui uma função de gravador com a qual você pode gravar suas sessões de pintura em vídeo, bem como a capacidade de processar arquivos nos formatos AVIF e WebP.

Outra característica notável de Krita 5.0 é a possibilidade de importar vídeos e GIFs como animações. Agora através das teclas Ctrl + Enter você tem a oportunidade de realizar buscas interativas, também conhecidas como HUD.

Vale a pena mencionar que antes de prosseguir com o download do Krita 5.0 você deve ter em mente que esta nova versão não tem a capacidade de carregar camadas vetoriais que foram criadas com versões do Krita anteriores a 3.0.

Além disso, os pincéis criados em Krita 5.0 não podem ser usados ​​em versões anteriores desta ferramenta.

Para mais informações sobre o Krita 5.0 clique AQUI.