Instagram trará de volta o feed cronológico em 2022

Padrão

Já se passaram anos desde que o Instagram perdeu seu feed em ordem cronológica. Atualmente, o feed é ordenado de acordo com o algoritmo do Instagram, então, a ordem das postagens depende de vários fatores.

E embora o retorno do feed cronológico seja um dos pedidos mais populares dos usuários, o Instagram não estabeleceu oficialmente nenhuma dinâmica semelhante.

Há alguns meses, Julian Gutman explicou como o algoritmo do Instagram funciona para exibir um feed personalizado. Ele leva em consideração nossas atividades anteriores, nossas interações e a data das postagens. Combinar todos esses critérios organiza nosso feed.

Porém, essa dinâmica não é o que desejam os usuários, que já reivindicaram o feed cronológico várias vezes. Por outro lado, já vimos que o Instagram realizou diversos testes para trazer uma dinâmica semelhante ao feed cronológico, dando ao usuário a opção de ver primeiro as publicações mais recentes. No entanto, eles permaneceram apenas em testes.

Agora, no entanto, é bem possível que essa situação mude em 2022. Sim, depois de mais de 5 anos o feed cronológico pode voltar. O anúncio foi feito por Adam Mosseri durante uma audiência no Senado, conforme mencionaram no The Verge. E então foi confirmado novamente na conta do Instagram no Twitter:

Queremos que as pessoas tenham um controle significativo sobre sua experiência. Estamos experimentando os Favoritos, uma forma de decidir quais postagens você deseja ver acima, e estamos trabalhando em outra opção para visualizar as postagens das pessoas que você está seguindo em ordem cronológica.

Como deixam claro no tweet, a ideia é oferecer mais opções aos usuários para escolherem qual sistema funciona melhor para eles no feed. Portanto, o feed cronológico será opcional.

Como podemos ver no tweet, não é a única mudança que veremos no Instagram. Também mencionam uma nova função “Favoritos” que permitirá escolher determinados perfis para que suas publicações tenham prioridade no feed. Uma série de mudanças que veremos em 2022.