Duckduckgo anuncia novidades para melhorar a privacidade online

Padrão

A DuckDuckGo, conhecido buscador, e empresa focada na privacidade na Internet, analisa tudo o que foi feito ao longo deste 2021, como a recente incorporação do sistema anti-rastreamento para Android, semelhante ao existente nativamente no iOS, e também antecipa que já estão desenvolvendo um navegador da web para desktop.

Neste ponto, é surpreendente que, ao contrário de outros navegadores da web, não será baseado no Chromium, mas utilizará os motores de renderização do sistema operacional, utilizando a mesma abordagem dos dispositivos móveis.

Segundo eles, isso permite “eliminar grande parte da desordem desnecessária e que se acumulou ao longo dos anos nos principais navegadores”. Além disso, prometem que o novo navegador da web para desktop não terá …:

configurações complicadas, sem avisos enganosos, sem “camadas” de proteção de privacidade, apenas uma forte proteção de privacidade que funciona por padrão para pesquisa, navegação, e-mail e muito mais.

Além disso, contará com um botão Fire que permitirá aos usuários apagar rapidamente todas as trilhas de navegação, desde o histórico aos dados armazenados, entre outros aspectos, combinando-o com uma interface clara e fácil de usar.

Do DuckDuckGo não o chamam de “navegador de privacidade”, ressaltando que é antes “um aplicativo de navegação que respeita a sua privacidade”. De acordo com os testes efetuados, relativamente ao Chrome, a sua nova aplicação para ambiente de trabalho “é mais limpa, muito mais privada (…) e mais rápida também”.

No momento, a nova aplicação «de navegação diária» de desktop está sendo testada no macOS, encontrando-se em fase beta privada, embora também estejam preparando uma versão para o sistema operacional Windows.

A questão agora é saber quando será lançado publicamente para a alegria de todos aqueles usuários que querem uma simples e privada experiência online, diferente do restante dos navegadores existentes no mercado.

Mais informações: Spread Privacy