Pesquisa Brasileira de Mídia 2016

Padrão

Com objetivo de conhecer os hábitos de consumo de mídia da população brasileira. A Pesquisa Brasileira de Mídia é relevante para o aperfeiçoamento das ações que já vêm sendo adotadas pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. Os parâmetros de atuação visam garantir eficiência, maior visibilidade das ações e dos programas de governo e transparência na alocação dos recursos.

Objetivos Específicos

  • Conhecer como se informam os diversos segmentos socioeconômicos e as características de seus hábitos de uso de mídia;
  • Conhecer o nível de confiança da população em diversas fontes de notícia (rádio, jornais impressos, revistas, sites, blogs, redes sociais);
  • Verificar o nível de inserção dos veículos estatais e públicos nos hábitos de informação da população brasileira e a avaliação que os seus consumidores fazem do conteúdo veiculado;
  • Avaliar o peso dos veículos online e das novas mídias no consumo e/ou exposição à informação;
  • Perceber as características do consumo dos principais meios de comunicação no Brasil.
  • Conhecer a audiência dos canais públicos de TV e rádio, dos sites governamentais/ estatais e como são avaliados os conteúdos desses veículos.
  • Avaliar o nível de confiança dos indivíduos nos diversos veículos de comunicação.
  • Avaliar o nível de conhecimento da população sobre questões políticas e institucionais relevantes para a compreensão do sistema político brasileiro.

A coleta dos dados e o processamento de informações realizadas na Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 foram feitos pelo instituto IBOPE Inteligência, empresa contratada em 2013, por meio de licitação, pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República.

A pesquisa teve como população alvo pessoas com 16 anos ou mais de idade residentes em todo território nacional. Foram realizadas 15.050 entrevistas domiciliares face a face em 740 municípios das 27 unidades da federação. A margem de erro foi de 1 ponto percentual para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra, assumindo um nível de confiança de 95%.

A seleção da amostra foi feita através de uma amostragem em três estágios. No primeiro estágio foram selecionados municípios, estratificados por unidade da federação, com probabilidade proporcional ao tamanho (PPT), sendo a população com 16 anos ou mais de idade a medida tomada para a seleção. No segundo estágio, dentro dos municípios selecionados no primeiro estágio, foram selecionados setores censitários também pelo método PPT. No terceiro estágio, dentro de cada setor censitário, foram selecionadas as pessoas que responderam a pesquisa utilizando cotas proporcionais por sexo, idade, escolaridade e ramo de atividade.

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