Sketch para Windows – Lunacy 4.0, uma ferramenta de design gratuita que você precisa conhecer

Padrão

Para UX Designers que estão habituados a trabalhar com Skecrch no Mac e tem aquele medo de cair no Windows e perder todo poder que esta ferramenta pode oferecer. Fique tranquilo a  fotos e ilustrações em geral, você precisa conhecer uma ferramenta que acabou de lançar sua versão 4.0.

É um “Sketch para Windows” que, gratuitamente, permite realizar uma enorme quantidade de tarefas no mundo do design: Lunacy.

Entre outras funções, permite abrir e salvar arquivos de croquis, organizar páginas, desenhar, unir e alinhar objetos, usar ferramentas básicas de tipografia, ativos de exportação em PNG e SVG, trabalhar com CSS e XAML, características que foram expandidas até chegar a esta quarta versão apresentada no vídeo acima.

Criado pela empresa dos famosos ícones e ilustrações icons8, é apresentado como um aplicativo nativo do Windows que funciona offline e suporta arquivos.sketch. Seu arquivo de configuração é de apenas 15 Mb, é rápido e requer apenas 200 Mb de memória para um projeto básico.

Se tivermos um arquivo enviado por alguém usando a última versão do esboço, Lunacy poderá lê-lo, e se alterar o formato, Lunacy o atualiza para manter a leitura e o corrige antes de lançá-lo.

Também trabalham na leitura dos arquivos gerados pelo PSD para o Sketch Converter, e salvam os arquivos no formato .sketch, mantendo a estrutura original: nomes, grupos, ID.

O trabalho gerado pode ser entregue diretamente a um CDN, e prometem que a memória e o processador normalmente não são um problema, já que foi projetado para que possa ser executado em praticamente qualquer computador.

UIDB, para encontrar exemplos de design de interfaces

Padrão

UIDB, um curioso site com diferentes exemplos de design de interfaces que poderá ser de grande utilidade para quem trabalha nesse segmento.

No geral, o funcionamento do site é bem simples. Após acessá-lo só é preciso usar o buscador incorporado para localizar exemplos de design de diferentes tipos. Por exemplo, UIDB mostra algumas etiquetas populares, como “Dashboard“, “Personalization“, “Social login” ou “Newsletter signup“.

Dentro de cada categoria podemos ver exemplos de design relacionados, muito útil para quem trabalha com design de sites e precisa de inspirações para algum projeto. Por outro lado, vale destacar a possibilidade de visitar qualquer dos exemplos que nos chamar a atenção, assim, podemos testar seu visual e funcionamento reais.

Sem dúvida, se trata de um recurso bem interessante, principalmente, para quem se dedica de uma forma profissional ao mundo do design.

Quem se interessar, pode testar seu funcionamento aqui.

UX Tools, para comparar múltiplas ferramentas de desenho

Padrão

Volta e meia mostramos por aqui alguma ferramenta voltada ao mundo do design. Levando em conta a grande quantidade de alternativas disponíveis, as vezes pode ser bem complicado comparar suas funções e possibilidades. E é aí que UX Tools pode ser de grande utilidade, já que é um interessante site que possibilita filtrar e comparar múltiplas ferramentas de desenho.

Seu funcionamento é bem simples, ao acessar UX Tools, veremos quatro seções para diferentes tipos de ferramentas: “Prototyping“, “Collaboration“, “Monitoring” e “Usability Testing“. Basta selecionar a que mais nos interessar e já podemos comparar as características e possibilidades oferecidas pelas diferentes ferramentas. Tal como vemos na imagem acima, UX Tools mostra o nome dos diferentes aplicativos e as características oferecidas por cada aplicativo separadamente.

Assim, podemos comparar facilmente quais ferramentas são compatíveis com nosso sistema operacional ou oferecem uma característica específica, como a possibilidade de exportar os arquivos em um determinado formato. Não resta dúvida de que se trata de uma ferramenta super interessante para todos os aficionados e profissionais relacionados com o setor de design.

Quem se interessar, é só clicar aqui e conhecer essa ferramenta, completamente gratuita.

Via: Wwwhats new

Microsoft lança app para a criação de catálogos e folhetos em Android

Padrão

Sprightly é uma nova app criada por Microsoft Garage, que tem como objetivo facilitar empresas e particulares criar conteúdo digital através de Android.

A ideia é tornar mais simples criar conteúdos através do dispositivo móvel, ajudando a promover uma empresa, por exemplo, criando catálogos, folhetos, listas de preços, convites, etc.

Reúne uma série de opções que permitem personalizar o design do conteúdo, e dar o toque que a marca necessita. Pode ser criado um novo conteúdo utilizando modelos ou reutilizando imagens ou material que temos em nossa biblioteca.

Por exemplo, pode ser criado um catálogo subindo até 10 fotografias, agregando detalhes e descrições, seguindo as instruções da app. É possível, também, criar uma lista de preço, através de um processo super simples, pois é utilizado um modelo, e podem ser integradas até 6 fotografias.

E mais, com uns simples clics é possível compartilhar o conteúdo no Facebook, WhatsApp ou qualquer outro meio que se achar eficaz para chegar até seus clientes.

Mas Sprightly pode ter, também, um uso mais pessoal, sendo possível criar cartões postais para amigos ou familiares, com um aspecto super profissional, sendo fácil criar e bem simples compartilhar.

Fonte: Microsoft lança app para a criação de catálogos e folhetos em Android

RankBrain, sistema de inteligência artificial usado por Google em seu buscador

Padrão

Mais de 15% das buscas realizadas diariamente no Google são novas, Google nunca havia visto antes. Para poder tratá-las é preciso que o Google entenda exatamente o que está sendo perguntado, e isso nem sempre é tão simples, já que há palavras e frases que podem ser entendidas de muitas formas diferentes.Em bloomberg.com, mostraram o que Google faz para trabalhar com esse assunto, e a Inteligência Artificial é, novamente, fundamental.Durante os últimos meses, milhões de consultas por segundo foram interpretadas por um sistema de inteligência artificial chamado RankBrain, segundo comentou um dos engenheiros responsáveis do Google. RankBrain utiliza inteligência artificial para transformar uma grande quantidade de linguagem escrita em entidades matemáticas (vetores), e se encontrar uma palavra ou frase desconhecida, o computador tenta interpretar com palavras ou frases que possam ter um significado similar, filtrando o resultado em consequência.Google investe muito em sistemas inteligentes capazes de aprender constantemente, e enfrentar perguntass ambiguas é um ótimo exercício. Atualmente, RankBrain é uma das variáveis mais importantes na hora de obter resultados da base de dados do Google, a terceira, segundo indicam no artigo, por isso, ficou claro que o clássico pagerank está perdendo posições para abrir caminho para sistemas muito mais lógicos e inteligentes.Não é a única empresa que usa Inteligencia Artificial para devolver resultados de busca, Facebook também faz isso, mas, sem dúvida, Google usar algo desse tipo, acaba afetando muito mais a todos.

Fonte: RankBrain, sistema de inteligência artificial usado por Google em seu buscador