O que fazer se o telefone cair na piscina?

Padrão

A tecnologia melhorou a qualidade de vida de muitas pessoas e está em constante evolução. Por outro lado, os celulares acabaram se tornardo essenciais na vida de todos, já que praticamente os levamos para todos os lugares.

É incrível, mas nem à praia ou piscina conseguimos ir sem levar o celular, afinal, como vamos nos comunicar nas redes sociais? O problema é que, é cada vez mais comum acontecerem surpresas, como, por exemplo, o telefone cair na praia ou piscina, mas aí então, o que fazer?

Ok, é verdade que existem hoje telefones bem resistentes, mas também existem celulares que não possuem certificação IP6X e, portanto, não são resistentes a água ou respingos. O primeiro pensamento que cruza nossa mente é que o telefone foi danificado, porém, felizmente, há algumas dicas que podemos seguir antes de dar tudo por perdido. A primeira coisa que você precisa fazer é manter a calma e tirá-lo da água o mais rápido possível. Quanto mais rápido o fazemos, melhor, já que estamos falando de um dispositivo eletrônico que possui muitos circuitos.

Dicas do que fazer depois que tirar o telefone da piscina

Você tem que ser como um salva-vidas e colocar todas as suas energias para salvar a vida do seu dispositivo móvel:

  • A primera coisa a fazer é desligá-lo para que não ocorra um curto-circuito, com muito cuidado para que não entre água nos botões físicos.
  • O ideal é desmontar o telefone para limpá-lo por dentro, porém, provavelmente, não terá as ferramentas necessárias na piscina, por isso, é melhor deixá-lo para os especialistas no assunto.
  • Você precisa remover os cartões SIM ou microSD para colocá-los em um local seco ou em papel absorvente.
  • Você tem que secar o telefone com muito cuidado para não movê-lo demais ou para pressioná-lo mais ou menos para que não entre água.
  • Você pode usar o aspirador portátil para tirar a água dos slots, mas a uma certa distância. Por outro lado, não ligue o telefone ainda, embora você ache que não tem mais água. Tenha cuidado, não use um secador de cabelo porque o ar quente pode piorar as coisas ou empurrar água para locais inacessíveis.
  • O truque do arroz é muito usado e a verdade é que funciona maravilhosamente. Tudo o que você precisa fazer é colocar o telefone em um recipiente de arroz e depois fechá-lo. O arroz, sendo um cereal, tem a capacidade de absorver a umidade lá. O tempo que recomendamos para deixar o telefone é de 24 horas, embora se você puder deixá-lo um pouco mais, seria perfeito. Depois de um tempo, verifique se está bem seco e, em seguida, continue a ligá-lo.
  • No caso do celular não funcionar, não se preocupe que ainda há um último truque que podemos utilizar. Você pode levá-lo a algum técnico e ser completamente franco, já que eles perceberão que você o molhou e não vai querer dar uma de mentiroso. Lembre-se de que os telefones celulares têm um LCI (indicador de contato de líquido) que muda de cor quando o molhamos.

A recomendação de ouro é ter muito cuidado ao ir a uma praia ou piscina e sempre manter seu celular em uma mochila ou em um lugar seguro. E não se desespere, muitas pessoas recuperaram seu celular depois de colocá-lo no arroz.

Squoosh, aplicativo experimental de compressão de imagens

Padrão

A partir do Chrome Dev Summit 2018 chega Squoosh, um aplicativo web experimental de código aberto especializado na compressão de imagens para a web.

Basicamente, se busca a capacidade de obter imagens de qualidade, porém, de menor tamanho que permita que permita um carregamento mais rápido ao serem exibidas para os usuários, ou seja, reduzir o peso das imagens sem sacrificar tanto quanto possível a qualidade das mesmas.

Os desenvolvedores de sites podem arrastar e soltar as imagens a serem editadas na interface ou selecioná-las manualmente. Depois, é só escolher entre os diferentes codecs disponíveis no aplicativo, tendo vários controles deslizantes em cada um deles para ajustar alguns parâmetros de qualidade de imagem e observar sempre a redução obtida do tamanho.

Além disso, será possível comparar a qualidade das imagens resultantes com as alterações feitas em relação à qualidade com a qual foram carregadas. Entre os codecs suportados estão os codecs suportados pelo Chrome, como o Browser WebP, e outros não suportados, como o MozJPEG ou o OptiPNG.

Embora esse aplicativo seja uma ferramenta poderosa na hora de comprimir imagens para a Web, sua finalidade principal é servir como uma demonstração de carregamento de velocidade e bom funcionamento mesmo em trabalhos pesados como em alguns aplicativos no Chrome, por exemplo, o uso de Web Assembly para usar codecs que não são atualmente suportados pelo navegador.

Duas ferramentas para criar emojis e stickers

Padrão

É cada vez mais comum ver stickers personalizados em aplicativos de mensagens, e parece ser uma tendência em alta, com modelos de negócios focados na venda desse tipo de conteúdo e aplicativos que nos permitem gerá-los com diferentes softwares.

Hoje mostraremos uma solução que pode nos ajudar a criar stickers a partir de fotos e outra que podemos usar para criar emojis:

Sticker Studio: Aplicativo android ideal para criar stickers pessoais e poder usa-los no WhatsApp. Só temos que recortar a parte da fotografia que desejamos e compartilhá-la de forma simples onde quisermos.

Podemos criar até 10 pacotes com um máximo de 30 stickers por pacote, usando a câmera para capturar fotos ou seleciona-los da galeria.

Para cortar só temos que desenhar o contorno do sticker com o dedo, embora seja preciso ter uma mão firme para que o resultado seja perfeito.

– Criador de emojis: Se você quer ter um rosto personalizado na forma de emoji, phlntn.com/emojibuilder é sua ferramenta ideal.

stickers

Se trata de um site no qual podemos selecionar bases e componentes para criar o emoji desejado. Na lista à esquerda, temos que selecionar o que queremos adicionar, com a opção de importar novas opções do nosso computador. Uma vez feito, temos a lista à direita para gerenciar tudo o que quisermos incluir.

O resultado pode ser salvo no móvel para usa-lo no Whatsapp, ou outra plataforma.

MarketPlan, para planejar, analisar e otimizar o marketing de uma empresa

Padrão

Na Internet, podemos encontrar muitas ferramentas úteis no mundo do marketing, mas não é tão comum descobrir plataformas tão completas quanto MarketPlan, a ferramenta da qual vamos falar agora. Como afirmam seus criadores, estamos diante de uma ferramenta para planejar, executar, analisar e otimizar o marketing de qualquer empresa.

Uma das principais vantagens de MarketPlan é o seu aspecto colaborativo, graças ao qual a mesma equipe pode trabalhar em uma campanha ou projeto. Poderíamos nos referir à ferramenta como um local para moldar nossas ideias, sendo possível projetar funis de vendas, fazer projeções e gerenciar projetos.

Além disso, outro dos pontos a favor de MarketPlan é a possibilidade de incluir painéis com métricas em tempo real, o que nos ajudará a acompanhar a evolução de nossos projetos. Embora seja uma plataforma de pagamento, MarketPlan tem um modo gratuito que nos permite criar até cinco planos de marketing diferentes.

Sem dúvida, estamos diante de uma ferramenta realmente interessante para quem se dedica ao mundo do marketing. Quem se interessar, pode criar seu próprio plano de marketing de forma gratuita em MarketPlan. Confira abaixo o vídeo de apresentação:

As senhas mais utilizadas e fáceis de hackear do mundo

Padrão

A segurança, em todos seus níveis, vem preocupando pessoas no mundo inteiro, e isso também, principalmente, se tratando do mundo digital. Por isso, diversas empresas especializadas nessa área como SplashData divulgaram listas com algumas das senhas consideradas como as mais fracas e fáceis de hackear a nível mundial. Mostraremos abaixo uma lista com as 25 consideradas mais fracas atualmente.

• 123456, vale saber que só esta representa até 17% de todas as senhas do mundo.
• 123456789
• qwerty
• 12345678
• 111111
• 1234567890
• 1234567
• password
• 123123
• 987654321
• 18atcskd2w
• 7777777
• 1q2w3e4r
• 654321
• 555555
• qwertyuiop
• mynoob
• 123321
• 666666
• 3rjs1la7qe
• google
• 1q2w3e4r5t
• 1q2w3e
• 123qwe
• zxcvbnm

Como pode ver, as mais utilizadas costumam ser senhas de combinações numéricas bastante simples. A nível geral, com a ajuda de números há até 19 senhas, enquanto só 6 delas são de palavras ou combinações de letras também bem fáceis de hackear.

Além de todas essas senhas, também figuram na lista negra palavras e números como abc123, access, football, mustang, batman, entre outras. Neste ponto, é muito importante esclarecer que esta lista não representa as senhas de uma só aplicação, rede social ou qualquer outra plataforma virtual, assim como, se refere as quais são mais utilizadas para o setor móvel nem para outros dispositivos.

Observando toda a lista, nem é preciso ressaltar que se possui alguma destas senhas é hora de atualizar com alguma outra menos arriscada. E nada de nomes ou números de identidade.

courseroot, para encontrar os melhores cursos online na Internet

Padrão

Coursera, edX, Udacity, Futurelearn, Khan Academy, Udemy, Springboard… são muitas as plataformas que oferecem cursos online, muitas vezes gratuitos, na Internet.

Com milhares de novas propostas por mês, é possível aprender desde programação à matemática, passando por marketing online, filosofia, sociologia, webdesign e outras muitas matérias.

courseroot.com oferece um buscador capaz de indexar os cursos oferecidos pelas principais plataformas da Internet. Só temos que buscar o tema desejado e obter os links aos cursos, com uma pequena descrição e o preço original de cada um (é possível que depois de acessar o site do curso apareça algum desconto importante).

O buscador agrega e classifica os melhores cursos online das maiores plataformas da web, e garante que é possível filtrar através de mais de 50.000 cursos online, segundo o nível de dificuldade, o preço, as horas de conteúdo e a qualidade do certificado (segundo comentam em producthunt), embora, no momento, não seja possível filtrar por idioma.

cursos online

Não é o único buscador deste tipo, já que já vimos muitos parecidos, como class-central.com, mooc-list.com, moocse.com e outros, porém, sempre é bom conhecer as novas propostas nesta categoria.

 

Site Palette, para obter a paleta de cores de qualquer site

Padrão
Site-Palette-

Quem se dedica ao mundo do design está acostumado a trabalhar com diferentes paletas de cores. Assim, claro, por conta disso, pode ser bem útil ter em mãos ferramentas para extrair as paletas de cores de diferentes plataformas. Recentemente descobrimos Site Palette, uma curiosa extensão para Google Chrome para poder obter as cores essenciais de qualquer site, de forma gratuita.

Sem dúvida, uma das maiores vantagens de Site Palette é seu simples funcionamento. Basicamente, só temos que clicar no botão da extensão quando estivermos em algum site que nos interesse analisar. Depois, teremos um resultado similar a este, onde são mostradas diferentes combinações de cores utilizadas pelo site.

Outro ponto forte de Site Palette é a possibilidade de compartilhar as paletas de cores que formos criando.Além disso, a extensão é compatível com diferentes geradores de paletas de cores e nos permite baixar modelos de Sketch, conta com suporte de Adobe Swatch e podemos personalizar as paletas geradas em Google Palette e em Coolors.

Sem dúvida, estamos diante de uma extensão super útil para quem se dedica ao mundo do design. Quem se interessar, pode baixar e testar o Site Palette em Chrome Web Store.

Veja abaixo um vídeo mostrando o funcionamento da extensão:

 

UX folio, um site para criar seu portfólio de forma simples

Padrão
UX-folio-

Volta e meia recomendamos ferramentas diferentes para poder criar seu próprio portfolio, uma tarefa importante para quem se dedicam ao mundo da arte, como, por exemplo, o design. Recentemente, o fólio da UX chamou nossa atenção, uma plataforma simples que nos permite criar nosso próprio portfólio com rapidez e facilidade.

O objetivo dos criadores de UX folio é oferecer uma ferramenta que permita criar um portfólio focado em design de interface. Para fazer isso, UX folio conta com todos os tipos de ferramentas, tais como diferentes modelos e fontes, maquetes de dispositivos, elementos personalizados e, até mesmo, ideias de texto.

Uma das coisas que mais chamam a atenção é o aspecto profissional dos portfólios criados com o UX Folio, especialmente se levarmos em conta o rápido funcionamento da ferramenta. Por exemplo, aqui pode ver a aparência de um portfólio pronto. Embora seja uma ferramenta paga, UX folio possui uma versão gratuita mais que suficiente para um uso pontual. É claro que devemos ter em mente que só podemos ter um projeto ativo por vez.

Sem dúvida, é uma excelente ferramenta para quem procura formas alternativas de divulgar seu trabalho. Se você achou interessante, pode começar a criar seu portfólio, acessando o site UX folio.

Veja abaixo um vídeo mostrando o funcionamento do site:

 

Adobe lança sua app de design de interfaces de forma gratuita

Padrão

Adobe-XD-

Os designers gráficos poderão desfrutar do Adobe XD gratuitamente, pois a Adobe anunciou um novo plano que promete oferecer todas as suas funções, e sem limite de tempo.

Esse plano gratuito permitirá que trabalhem com o Adobe XD tanto no Windows como no MacOS, bem como as ferramentas de pré visualização para Android e iOS. Além disso, esta proposta inclui 2 GB de espaço na Creative Cloud.

Os designers não terão limites quanto à quantidade de arquivos que podem salvar, e poderão usar todos os recursos do aplicativo. No entanto, ele tem algumas limitações, como esperado em uma versão gratuita.

Por exemplo, os usuários podem ter ativo simultaneamente apenas um protótipo compartilhado e uma especificação de design. Eles também não terão a biblioteca completa, mas terão acesso a várias fontes para a Typeki.

Mesmo assim, poder acessar todos os recursos de um dos principais aplicativos da Adobe, com espaço incluído gratuitamente, é uma oferta tentadora para qualquer designer gráfico.

Vale lembrar que a Adobe apresentou a pré-visualização do Adobe XD em 2016, como parte da Creative Cloud. De lá para cá, ele recebeu uma série de atualizações interessantes.

E segundo a equipe da Adobe, ainda virão muitas novidades em breve, que melhorarão muito a dinâmica dessa ferramenta.

 

Word Coach, jogo de palavras do Google para ampliar o vocabulário em inglês

Padrão

Google adicionou um divertido jogo de palavras nos resultados de busca, que tem como objetivo ajudar os usuários a ampliar seu vocabulário em inglês.

Word Coach aparece quando buscamos definições de palavras ou traduções no Google, desde nosso dispositivo móvel. Quer dizer, quando realizamos uma busca que ativa o quadro de tradução ou o dicionário.

Cada rodada é composta por 5 perguntas, como estas:

E para ficar um pouco mais divertido, também adiciona algumas imagens ao questionário.

Aparentemente, as palavras escolhidas são relacionadas a nossa busca atual, ou algumas feitas anteriormente. O jogo tem uma espécie de pontuação, que será mostrada no final como se fosse um teste, nos mostrando cada uma das perguntas com suas respostas, e explicando cada uma delas.

Podemos jogar quantas vezes quisermos, embora a pontuação não seja acumulativa, só um detalhe para torná-la divertida. Porém, respondermos várias rodadas corretamente, vamos subindo de nível, para que as perguntas fiquem mais difíceis.

Segundo o Google, o jogo foi lançado em diferentes países que não falam inglês, sendo bem possível que, em breve, o jogo se estenda a mais países e idiomas.