A plataforma de design 3D da Nvidia será gratuita para criadores de conteúdo

Padrão

Boas notícias chegam para os criadores de conteúdo audiovisual que procuram experimentar novas tecnologias e técnicas de design 3D.

Na atual edição de 2022 da CES, a NVIDIA anunciou que Omniverse, seu design colaborativo e plataforma de simulação 3D, passou a ser oferecido gratuitamente a qualquer criador de conteúdo, artista ou designer, desde que trabalhe como pessoa física e conte com um GPU da sua série RTX.

Usando aplicativos de design como Autodesk Maya, Blender, Unreal Studio ou Adobe Photoshop, esta plataforma permite que você se conecte e colabore a partir de laptops ou estações de trabalho que tenham uma placa NVIDIA RTX instalada.

A plataforma Omniverse possui várias ferramentas, como Omniverse Audio2Face, um utilitário capaz de animar expressões faciais apenas a partir de uma fonte de áudio. É compatível com o blendshape e tem a capacidade de exportar diretamente para o MetaHuman Creator, uma ferramenta épica para modelagem de pessoas.

Outros utilitários incluídos no serviço são Omniverse Create, uma ferramenta de renderização no estilo Pixar, e Omniverse Isaac Sim, uma ferramenta de renderização fotorrealística, entre outros.

A NVIDIA também apresentou novos avanços introduzidos na plataforma Omniverse Machinima, uma ferramenta para animação e manipulação de personagens em ambientes virtuais. Da mesma forma, Omniverse Nucleus Cloud, um novo utilitário integrado ao pacote, permitirá a opção de compartilhar grandes cenas Omniverse 3D com facilidade e rapidez.

Este conjunto de ferramentas compilado pelo pacote Omniverse pode aumentar a produtividade de muitos criadores independentes. Seja para colaborações específicas – face a face ou remotamente – em projetos de design de pessoas ou para a execução individual de um projeto desse tipo, com esses recursos da NVIDIA é possível acelerar fluxos de trabalho.

Omniverse está disponível para Windows e Linux. Algumas de suas ferramentas serão oferecidas temporariamente em um programa de acesso antecipado, que requer registro prévio para acessá-lo.

Se interessou? Então, para acessar o Omniverse gratuitamente, primeiro você precisa preencher um formulário de registro no próprio site da NVIDIA.

TikTok tem uma nova opção que dá mais visibilidade aos vídeos

Padrão

TikTok está testando uma nova opção que permitirá aos usuários compartilhar qualquer vídeo que encontrarem em seus feeds com seus amigos na plataforma.

Uma dinâmica que estará disponível para um grupo de usuários, ainda como teste, e que já mostra como funciona.

O novo botão “Repost” que alguns usuários veem quando vão para as opções de compartilhamento, permite que eles “publiquem” ou enviem um vídeo que encontrem em seu feed para compartilhar com seus amigos. Isso não significa que o vídeo será publicado no perfil do usuário.

Se você usar esta opção, estará compartilhando o vídeo para que apareça no feed de “Para você” de seus amigos. Ou seja, é uma opção que permitirá estender a visibilidade de um vídeo de seu agrado, como recomendação, entre seus amigos. Sim, como se fossem retuítes do Twitter.

Quando você usa esta opção, TikTok permite adicionar uma nota para explicar por que está compartilhando o vídeo, para que você possa ser criativo para chamar a atenção de seus amigos e dar uma chance ao conteúdo.

Um detalhe a ter em mente é que essa dinâmica só funciona para compartilhar a publicação com “amigos” novamente. Ou seja, com as pessoas que você segue e seguem você. Portanto, essa estratégia não funcionará com seus seguidores em geral.

E não é uma opção que você encontrará em todas as seções do TikTok, mas só aparecerá quando você estiver navegando pelo feed. No momento, esse novo recurso de repostagem é apenas um teste. Teremos que ver como TikTok o gerencia para que os usuários o utilizem de forma equilibrada e para que o feed não se torne uma sucessão de conteúdo reciclado e repetitivo.

Microsoft Teams adiciona novas opções para facilitar o trabalho híbrido

Padrão

A equipe da Microsoft revisou todos os recursos que Team adicionou no mês passado para melhorar a dinâmica das reuniões de grupo. E também antecipou alguns recursos que veremos nas próximas atualizações.

Além da nova dinâmica que estabelece uma ordem entre os usuários que “levantam a mão” para participar das reuniões, Teams também adicionou novas opções de gravação de reuniões. Os hosts ou administradores não podem apenas configurar as gravações para iniciarem automaticamente quando você inicia uma reunião, mas também podem definir um período de tempo para mantê-las.

Ou seja, podem especificar que as gravações sejam descartadas após um determinado número de dias. Isso evitará que as gravações que não são mais úteis ocupem espaço. E outra função que foi adicionada às gravações é a capacidade de visualizá-las em velocidades diferentes.

Por outro lado, as atualizações também levaram em consideração empresas que contam com Microsoft Teams Rooms para implementar um ambiente de trabalho híbrido. Um dos novos recursos permite que você divida o layout da galeria de vídeo em várias telas para priorizar os usuários que participam da reunião. Dessa forma, os membros que não estiverem presencialmente no escritório se sentirão integrados à equipe.

E um recurso que permitirá que as reuniões de negócios ocorram sem problemas é definir a capacidade das salas da Microsoft Teams. Quando essa capacidade for excedida, os usuários verão uma mensagem como “A sala excedeu a capacidade recomendada”. Estas são algumas das atualizações que a equipe da Microsoft adicionou no mês passado, mas há muitos outros recursos que ainda estão em teste e devem ser lançados agora, em 2022.

Google Fotos tem uma nova opção para fazer upload de fotos e vídeos usando dados móveis

Padrão

Google Fotos está sendo atualizado com uma dinâmica para fazer upload de fotos usando dados móveis.

Você não terá mais a opção de excluir vídeos, mas novas opções foram adicionadas para estabelecer um limite diário para seu plano de dados dedicado a cópias de backup de seu conteúdo no Google Fotos.

Se você usa o Google Fotos com frequência, sabe que uma das opções que ele oferece para fazer um backup é a capacidade de usar dados móveis. Uma opção que permite excluir vídeos para que não consumam seu plano de dados.

No entanto, essa dinâmica muda com a nova atualização. Portanto, se você abrir o aplicativo Google Fotos >> Configurações do Fotos >> Backup e sincronização >> Uso de dados móveis, verá que a opção de exclusão de vídeos desaparece e a possibilidade de incluir um limite diário para cópias de segurança.

Você pode simplesmente escolher “Não usar dados”, usar 5 MB, 10 MB, 30 MB ou ilimitado por dia. Quando você atinge alguns dos limites definidos, o Google para de sincronizar até que você se conecte ao WiFi ou mude o dia. Esta é uma opção que o Google Fotos implementou em 2019 apenas na Índia e que agora está se espalhando para outros mercados.

Esta é uma opção que pode ser prática para alguns usuários, pois permite definir limites no plano de dados. No entanto, alguns preferem ter uma opção que impeça o upload de vídeos usando dados móveis e que MB seja dedicado apenas a fotos.

Infelizmente, o Google Fotos não permite que você tenha ambas as dinâmicas, então, se você planeja usar apenas uma quantidade limitada de MB de seu plano de dados, tome cuidado com os vídeos, pois eles podem facilmente cobrir sua cota diária. No momento, essa nova dinâmica está disponível apenas no aplicativo Google Fotos para Android, mas essa alteração não foi aplicada na versão iOS.

Um mapa online com o PIB de cada país do mundo

Padrão

Muitos já devem ter ouvido o termo PIB para se referir à economia de um país, e tantos outros nao fazem a menor ideia do que se trata.

O PIB constitui um indicador da produção econômica de um país, que é utilizado para calcular o valor total gerado nos bens e serviços produzidos por uma nação em um determinado período de tempo.

Soma-se a isso a produção dos serviços oferecidos pelo governo aos gastos com saúde, educação e defesa.

Nesse sentido, existe um site chamado Visual Capitalist onde você encontra mapas e gráficos que vão te ajudar a entender melhor este e outros aspectos relacionados ao mundo.

Em relação ao PIB, Visual Capitalist nos apresenta um mapa na forma de gráfico no qual é possível visualizar o PIB gerado por todos os países do mundo, destacando aqueles com este indicador mais alto no gráfico.

Para isso, a página teve os números registrados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) durante o ano de 2020. Assim, ao se observar o gráfico, os Estados Unidos se evidenciam como o país com maior PIB do mundo (22 bilhões de euros) equivalente a 25% da economia mundial.

Além disso, pode-se verificar como o imobiliário, os seguros e as finanças constituem os setores que mais contribuem para a economia deste país, bem como os negócios, profissionais e serviços governamentais.

A China, por sua vez, é apontada como a segunda economia com maior PIB (16,86 trilhões) equivalente a quase 18% da economia global, gerado graças aos aportes feitos pela produção de aço, eletrônica e robótica.

Ainda na Ásia, o Japão se destaca como a terceira economia com maior PIB, equivalente a 5,4% do total global.

No que diz respeito ao continente europeu, temos a Alemanha como o país com o quarto maior PIB global, seguida pela França, Reino Unido e Itália entre os países europeus incluídos nos dez primeiros desta lista. No caso da Espanha, esta nação ocupa a 14ª posição com um PIB equivalente a 1,3 trilhão de euros.

Quem quiser, pode acessar o gráfico com o PIB de cada país clicando AQUI.

Krita 5.0, o «Photoshop gratuito» com novas funções para ilustração digital

Padrão

Quando se trata de edição de imagens, a maioria de nós pensa automaticamente no Photoshop como a escolha perfeita.

No entanto, existem outras ferramentas de edição que oferecem uma grande variedade de funções que o colocam no mesmo nível do Photoshop, e até mesmo o excedem.

Uma delas é Krita, um projeto open source que surgiu há muitos anos e que ao longo do tempo vem passando por melhorias em suas diferentes versões, e nos últimos anos adotado funções totalmente centradas na ilustração digital.

A última, a Krita 5.0, trouxe consigo algumas novidades que, segundo os seus programadores, são as mais importantes que esta ferramenta possui desde o seu lançamento.

A primeira mudança inclui o manuseio de elementos como pincéis, gradientes e paletas, além da rotulagem, que agora é muito mais rápida de usar e consome menos memória.

No caso de gradientes, eles foram atenuados, também apresentando uma gama muito mais ampla de opções de uso.

Para os pincéis usados ​​no desfoque, um novo mecanismo baseado no MyPaint está disponível. Além disso, melhorias foram aplicadas ao sistema de animação, bem como à interface do usuário.

Novas funções foram adicionadas, como clonagem de quadros e máscaras de transformação animadas. Por outro lado, destaca-se a integração de um editor de storyboard.

Além disso, Krita 5.0 também inclui uma função de gravador com a qual você pode gravar suas sessões de pintura em vídeo, bem como a capacidade de processar arquivos nos formatos AVIF e WebP.

Outra característica notável de Krita 5.0 é a possibilidade de importar vídeos e GIFs como animações. Agora através das teclas Ctrl + Enter você tem a oportunidade de realizar buscas interativas, também conhecidas como HUD.

Vale a pena mencionar que antes de prosseguir com o download do Krita 5.0 você deve ter em mente que esta nova versão não tem a capacidade de carregar camadas vetoriais que foram criadas com versões do Krita anteriores a 3.0.

Além disso, os pincéis criados em Krita 5.0 não podem ser usados ​​em versões anteriores desta ferramenta.

Para mais informações sobre o Krita 5.0 clique AQUI.

Para encontrar o nome de domínio mais adequado para sua empresa

Padrão

Se está começando um novo negócio ou simplesmente já tem um e não sabe qual domínio web escolher para o seu site na Internet, Namy é serviço que pode lhe ajudar. Ele propõe as sugestões mais adequadas com base no seu tipo de negócio.

É que Namy, ao contrário da maioria dos geradores de domínio existentes hoje, usa um modelo de inteligência artificial personalizado para tentar entender as especificações do negócio em questão.

Ou seja, é um motor de busca de domínio web baseado em Inteligência Artificial, onde em vez de indicar palavras-chave, basta indicar com precisão o negócio específico como se o estivesse descrevendo a outra pessoa .

A partir disso, Namy irá oferecer uma lista de sugestões com o domínio web mais adequado para divulgar na Internet, apresentando uma lista completa de sugestões, incluindo domínios já existentes registrados, embora possam ser filtrados para mostrar apenas aqueles que ainda são gratuitos para registro.

Se entre as propostas gratuitas houver uma que lhe interesse, basta clicar no botão “Pegar” que o levará a um site para que possa registar em seu nome e utilizá-lo no seu novo site.

É uma alternativa aos geradores de domínio usuais, cujo mecanismo consiste em testar palavra por palavra para saber a disponibilidade através dos domínios de nível superior existentes, embora Namy também permita saber a disponibilidade de qualquer domínio específico, se já tiver algum em mente.

Link: Namy

Microsoft Teams terá uma nova opção para reduzir distrações durante as videochamadas

Padrão

Se ver a si mesmo na tela o deixa estressado durante uma videochamada, vai gostar de conhecer a nova proposta do Microsoft Teams.

Embora as videochamadas e as reuniões online tenham se tornado uma ferramenta popular atualmente, muitos usuários têm dificuldade em se ver na câmera e ter sua imagem em vídeo o tempo todo na tela. Para resolver isso, o Teams irá adicionar uma nova opção para que possa ocultar a visualização do seu vídeo.

Microsoft Teams está lançando um novo recurso de desktop, que permite que os usuários possam ocultar seu próprio vídeo na interface de chamada. Sim, aquela caixa que você vê no canto inferior direito da tela que dá uma prévia da sua imagem na frente da câmera.

Todos os serviços de videochamada têm essa opção para que os usuários possam se ver durante a reunião. É uma forma simples de controlar que o nosso vídeo seja mostrado sem problemas ao resto dos participantes. No entanto, para muitos usuários, sempre se ver na tela pode distrair ou ser estressante.

Para resolver isso, as equipes terão uma nova opção que permitirá a você ocultar seu vídeo da tela. Isso não significa que você ficará escondido do resto dos participantes, já que a dinâmica permanecerá a mesma se você estiver com a câmera ligada, mas você não se verá na tela. E, claro, será uma ação que você poderá reverter a qualquer momento.

Portanto, se você quiser verificar rapidamente se sua imagem sai bem no vídeo, você pode ativar a visualização do seu vídeo e desativá-la rapidamente sem problemas. Por outro lado, ao ativar esta opção, você ainda terá um indicador na tela que o informa que está com a câmera ativada, para evitar problemas ou descuidos.

Papéis de parede de alta qualidade para celular, renovados diariamente

Padrão

Uma das etapas mais básicas a seguir para personalizar a aparência de um celular é a configuração de um novo papel de parede.

Embora essa configuração geralmente seja fácil de fazer, escolher uma imagem específica pode ser uma tarefa complicada. Entre as imagens pré-carregadas no computador, além da infinidade de conteúdos disponíveis na web, um aplicativo oferece uma alternativa para encontrar facilmente fotos de qualidade.

Através de uma galeria atualizada diariamente, o Adorn Wallpapers oferece uma interessante coleção de imagens que podem ser utilizadas como papéis de parede em um smartphone.

O aplicativo, atualmente disponível apenas para Android, mas já prometendo estar disponível em breve para iOS, permite navegar entre diferentes categorias para explorar novas fotos.

Além de apresentar seleções separadas por categorias, o Adorn Wallpapers também apresenta uma seção de imagens de tendências, para revisar e eventualmente baixar algumas que figuram entre as mais populares do momento.

Mesmo que a imagem do papel de parede não seja alterada com alta frequência, o aplicativo Adorn Wallpapers permite que você marque as imagens como favoritas, para mantê-las armazenadas em uma seção separada do aplicativo.

A interface deste aplicativo é simples e minimalista. Além disso, enquanto os primeiros passos são dados, o Adorn Wallpapers oferece um guia para começar a navegar nele.

Este aplicativo tem apenas alguns dias. Sua primeira versão foi publicada no último dia 25 de dezembro.

Em uma postagem do blog, Vishal Tailor, seu desenvolvedor, apontou que esta é uma nova versão de um aplicativo semelhante, desenvolvido como um aplicativo nativo, substituindo sua antiga edição desenvolvida em Java.

Este aplicativo é de código aberto. No mesmo post do Tailor você pode encontrar links para a fonte do próprio aplicativo e para o código de seu painel de administração.

Apesar de ser um aplicativo novo, um elemento que inspira confiança para instalá-lo é o baixo nível de permissões solicitadas para utilizá-lo, limitando-se apenas ao gerenciamento das configurações necessárias para configurar o background do celular.

Os papéis de parede de Adorn podem ser baixados gratuitamente na Play Store.

Google Tasks facilitará a gestão de suas listas de tarefas

Padrão

Como muitos já devem saber, além de ter o Google Tasks como um aplicativo no iOS e Android, podemos encontrá-lo também como uma barra lateral no Gmail, Agenda, Docs e outros serviços da web do Google.

Embora você não encontre a mesma dinâmica em todos, ele tem uma interface simples que permite anotar suas pendências ou acompanhar suas tarefas. E em breve será renovado com um design que pode ser muito mais prático.

Se quisermos adicionar uma tarefa, por exemplo, do Gmail, só precisamos abrir a barra lateral para ter a interface de Tarefas. Com um design simples e opções básicas, permite criar listas de afazeres ou acompanhar as pendentes já criadas. Uma dinâmica que cumpre seu objetivo.

E agora promete melhorar ainda mais com a adição de uma nova interface que oferece novos elementos. Como podemos ver na imagem compartilhada pela equipe do Google, todas as listas de tarefas serão exibidas na página principal. Assim, não é preciso mais ficar alternando entre uma e outra lista para ver as tarefas, já que tudo será mostrado sem que seja preciso realizar nenhuma ação extra.

Claro, podemos ocultar as tarefas e o resto dos dados das listas e nos concentrarmos apenas no que nos interessa. Mesmo assim, podemos ver como vai de uma lista para outra sem perdê-las de vista. Outro detalhe que notará na nova interface é que a opção »Adicionar uma tarefa» desaparece na parte superior e é adicionada ao início de cada lista. E a opção de criar uma lista aparece na parte inferior.

Assim, nesta nova interface temos todas as opções sempre visíveis, assim como todas as informações que cadastramos com as tarefas. E como bônus, uma nova coluna é adicionada para acessar facilmente as tarefas que marcamos como favoritas para não perdê-las de vista.

No momento, essa nova interface não está ainda disponível, mas esperamos que o Google comece a implementá-la em breve.